Visitantes

domingo, outubro 31, 2010

RockFilosofia IV - Chuí e Dr. Hamer Palhares - Psicodelia, Beatles e Jimi Hendrix

O módulo rockfilosofia da CPFL Cultura se concluiu visceralmente nesta última sexta-feira à noite com o encontro que tive com o psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Hamer Palhares discutindo o movimento psicodélico do final dos anos sessenta.

Para tanto, contrapusémos Jimi Hendrix e seu "corpo psicodélico" aos Beatles e sua "psicodelia conceitual". Entre música, declamação de textos e diálogo conceitual, a noite se teceu por quase duas horas. O primeiro texto foi extraído do volume I das Crônicas de Bob Dylan e o último da letra Within or Without you de George Harrison. Os outros dois textos foram especialmente escritos para o encontro pelo Dr. Hamer, assim como as versões que fiz de Little Wing, Castles Made of Sand e Purple Haze - de Hendrix - e I am the Walrus, Strawberry Fields Forever e When I´m Sixty-Four - dos Beatles.

Agradeço à CPFL Cultura, Augusto, Giancarlo, Marta, Barbara, Thiago e todos mais pelo carinho, cuidado e profissionalismo com que nos trataram ao longo do módulo que contou comigo e Marcia Tiburi (curadores), além de Daniel Lins, Nelson Motta e Hamer Palhares, correndo as cidades de Santos, Bauru, Ribeirão Preto, Sorocaba e Campinas. Que maravilha que foi.

video

Acima, um video com a última parte da performance músico-poético-conceitual. Para ouvir o encontro completo, basta acessar nesta semana o link abaixo:

http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/11/05/rock-and-roll-e-as-drogas-psicodelia-beatles-e-jimi-hendrix-%e2%80%93-fernando-chui-e-hamer-palhares-2/

Bjs a todos,

Chuí

sexta-feira, outubro 29, 2010

Hoje, ao vivo! Rock and Roll e as Drogas: Psicodelia, Beatles e Jimi Hendrix – Fernando Chuí e Hamer Palhares

O Rockfilosofia terá nesta noite seu último encontro e será a respeito do movimento psicodélico dos anos sessenta e da relação entre drogas e rock´n´roll.
É difícil imaginar a história do rock sem a sua expressiva ligação com a história das drogas.
No final dos anos sessenta, a experiência lisérgica das drogas estava aliada à invenção de uma cultura de libertação estética e moral.
The Beatles e Jimi Hendrix trouxeram em suas músicas a expressão dessa cultura, e suas obras servirão de motivo para o diálogo acerca do tema entre mim e meu grande amigo e psiquiatra Dr. Hamer Palhares, especialista em dependência química.
Faremos, além do debate, performances unindo música a leituras de textos poéticos de Bob Dylan, Geroge Harrison e do próprio Dr. Hamer.
Hoje, às 19 hs, no site da CPFL Cultura
http://www.cpflcultura.com.br/site/category/aovivo/
Fiz o desenho acima agora, empolgado ao tocar solos hendrixianos...
Bjs a todos,
Chuí

quinta-feira, outubro 21, 2010

Rock Filosofia II - Chuí & Daniel Lins / Sobre Bob Dylan & Gilles Deleuze

Nesta última sexta-feira, dia 15 de outubro, eu e o filósofo-xamã Daniel Lins discutimos sobre Bob Dylan e sua importância iconoclasta no contexto do rock e do comportamento na sociedade pós anos sessenta.
Eu e Lins buscamos reler Dylan por entre música, leitura de textos poéticos e discussão filosóficas.
Até me atrevi a tocar harmônica a la Dylan, instrumento que não sei realmente tocar, mas o fiz em homenagem à atitude do poeta gênio que, a despeito de cantar e tocar sem qualquer virtuosismo, mudou a história da canção mundial.
Lins estabeleceu relações entre o poeta-músico e aspectos da obra de Gilles Deleuze, filósofo que foi seu professor na França por mais de dez anos.
A filosofia de Daniel Lins nos abraça e transforma assim como os mitos e as grandes canções.
Amanhã, dia 22, a filósofa Marcia Tiburi realizará ao vivo pelo site da CPFL Cultura o terceiro encontro do módulo rockfilosofia discutindo com o jornalista e escritor nelson Motta a respeito de Rolling Stones e as filosofias do sagrado.
E no dia 29, o quarto e último encontro do módulo tratará a respeito do tema "Psicodelia, Drogas e Rock´n´Roll: Beatles e Jimmi Hendrix" com o psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Hamer Palhares.
Beijos a todos,
Chuí
veja o trecho inicial de Rock Filosofia II

video

links da gravação completa de Rock Filosofia I e II:

I - Rock´n´Roll, Adolescência e Indústria Cultural: Elvis Presley e Chuck Berry

http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/10/21/para-uma-metafisica-do-rock-bob-dylan-e-gilles-deleuze-%e2%80%93-fernando-chui-e-daniel-lins/

II - Por uma metafísica do rock: Bob Dylan e Deleuze

http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/10/14/rock-and-roll-%e2%80%93-a-invencao-da-adolescencia-entre-a-industria-e-a-angustia-cultural-chuck-berry-e-elvis-presley-%e2%80%93-marcia-tiburi-e-fernando-chui-2/


segunda-feira, outubro 11, 2010

Rock Filosofia I - Rock´n´Roll - A Invenção da Adolescência entre a Indústria e a Angústia Cultural

Rock Filosofia I:
Rock´n´Roll - A Invenção da Adolescência entre a Indústria e a Angústia Cultural - Chuck Berry e Elvis Presley

Eu e a filósofa Marcia Tiburi temos realizado neste ano a curadoria do módulo Rock Filosofia da CPFL Cultura, série de encontros "filosófico-musicais" que pretende discutir aspectos da história do Rock e suas possíveis relações com os valores da sociedade nos últimos 60 anos.
Ao longo do ano, realizamos encontros nas sedes da CPFL de Santos, Sorocaba, Ribeirão Preto e Bauru, trazendo temas como início do Rock´n´Roll, Psicodelia, Adolescência, Indústria Cultural, cultura das drogas e dependência química, melancolia, entre outros tópicos.
Além de mim e Marcia Tiburi, também fazem parte da série o filósofo Daniel lins, o jornalista e escritor Nelson Motta e o psiquiatra Hamer Palhares.
Na última sexta, realizamos a gravação no espaço CPFL de Campinas do encontro com o tema inicial discutindo o início do rock nos anos cinquenta e a relação com a indústria cultural e a adolescência.
Foi um encontro muito especial, com música, conceito e papo bom demais.
O video na íntegra pode ser visto nesta semana no site da CPFL Cultura, eis o link:

http://www.cpflcultura.com.br/site/category/aovivo/

O encontro foi transmitido ao vivo pelo site e me convenci de que preciso mesmo me conectar em breve ao twitter...
Na próxima sexta-feira às 19 hs encontrarei o filósofo Daniel Lins para discutirmos Bob Dylan e Deleuze. Que maravilha que vai ser!
Beijos a todos,
Chuí


video
Veja aqui trechos de Rock Filosofia I