Visitantes

segunda-feira, maio 16, 2011

Balanço de Abril: Tribos sem Terra - Juventude 2.0!


Durante o mês de abril - além da preparação realizada em março -, fiz a curadoria do módulo Tribos sem Terra- Juventude 2.0 pelo CPFL Cultura. Nesse projeto, mediei os três primeiros programas e apresentei o quarto, além de apresentar trechos de diversas canções relacionadas ao tema.
Foram incríveis encontros com pessoas igualmente notáveis e que fizeram, a partir de uma discussão sobre música popular brasileira, uma linda reflexão sobre o conceito de juventude hoje a ao longo de nossos tempos.



 



Os 4 encontros
(links para os videos abaixo)


LUIZ TATIT
O primeiro encontro se deu com o linguista e músico Luiz Tatit, autor da teoria da canção no Brasil, e discutimos a canção no universo contemporâneo e a invenção de novas linguas e linguagens entre as novas gerações. Toquei "Esses Moços, Pobres Moços" de Lupiscínio Rodriguez e minha música "Não me Amola". E, ao final, Tatit ainda nos brindou com sua canção Capitu, um paralelo entre a conhecida personagem de Machadoe de Assis e a Internet:
http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/04/01/o-corpo-coletivo-e-a-morte-da-cancao-%e2%80%93-luiz-tatit-e-fernando-chui/

ZUZA HOMEM DE MELLO
Tive o privilégio de conversar no dia 8 de abril com o crítico e jornalista Zuza Homem de Mello sobre a questão da política na música popular brasileira. Apresentei trechos de "Cálice" de Chico e Gil, "Ideologia" de Cazuza e ainda, ao final, minha música "Tubaína". Foi o testemunho singular de Zuza e sua reflexão contestadora:
http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/04/08/ideologia-quem-quer-uma-pra-viver-%e2%80%93-zuza-homem-de-mello-fernando-chui-e-hamer-palhares-2/

HAMER PALHARES
O terceiro encontro se deu com a participação do co-curador do módulo, o psquiatra Hamer Palhares e discutimos rituais jovens, drogas e interatividade. Ele definiu belamente a juventude em três verbos: surgir, in-surgir e ressurgir e passeamos dos rituais de formação indigenas à história das tribos urbanas.Uma abertura com "Comida" dos Titãs, além de trechos de "Tempo Perdido" de Renato Russo e minha canção "Tsunami".
http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/04/15/do-botequim-as-raves-%e2%80%93-festas-drogas-e-outras-redes-sociais-%e2%80%93-fernando-chui-e-hamer-palhares-2/

PEDRO ALEXANDRE SANCHEZ
O último encontro, que apresentei com a canção "Se Você Jurar" de Ismael Silva, foi a palestra-solo do escritor e jornalista Pedro Alexandre Sanchez, em que conversou sobre a história do amor e do sexo na música brasileira em uma demonstração sobre a moral e a emancipação feminina no campo da canção brasileira.
http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/05/01/musica-amor-erotismo-em-tempos-de-hiperconectividade-%e2%80%93-pedro-alexandre-sanches-fernando-chui-e-hamer-palhares-2/

Discutir a juventude é discutir o nosso tempo e o encontro em si.
Que tempo bom foi esse. Que encontros!
Foram dois meses intensos de pesquisa, diálogo e reflexão e toda a realização me deixou muito feliz. Agradeço ao CPFL Cultura novamente, Augusto, Giancarlo, Mario, Marta, Barbara, Graziela, Thiago, todos ali que abraçaram o projeto e propiciaram esse momento tão rico e belo de história, crítica e estética.

Beijos a todos,
Chuí