Visitantes

segunda-feira, outubro 29, 2007

(Sam)Blues para Danny Vincent

Hey, Danny!
Onde é que tu vais com essa guitarra na mão?
- Eu vou embora pro Brasil
tocar o blues desde os pampas ao sertão...
Hey, Danny!
Onde é que tu vais com essa guitarra que levas aí?
- Eu vou embora pro Brasil,
tocar o blues do Oiapoque ao Chuí...
Hey, Danny!
Vais fugir do Tango e tocar música ianque no país do samba?
Quantos deslizes! Não sabes mais o que dizes?
- Guri, Blues é Samba, Samba é Tango, Tango é Blues.
São estas nossas melhores cicatrizes.
Quem não ignora suas dores
carrega suas próprias raízes...
Hey, Danny!
Você vai trocar a segurança do seu lar
Por uma confusão de pedra e mangue?
- Guri, só posso ler no destino
aquilo que está escrito, não se zangue...
Hey, Danny!
Pra quê tanta verve? Pra quê tanta gana?
Parece até que tu vais duelar num bangue-bangue!
- Guri, o Blues é um livro
Que só se escreve com seu próprio sangue...
.
Danny veio da Argentina para o Brasil há dezessete anos. O pai de Danny era um grande músico. Tocava Tango. Era amigo de Carlos Gardel.
Danny toca um outro tipo de melancolia: o Blues. E como.
Danny é um cara simples. Um gentleman. No último sábado, eu toquei com este pioneiro do blues paulista em meio a um Syndikat - a charmosa casa que acolhe o Samblues - lotado. Era pra ser umas duas ou três músicas, mas a sintonia não deixou. Foi quase metade do show. O público, em boa parte desconhecido de nós, entrou no show de vez já no meio da primeira entrada. O resto eu nem me lembro bem, pura festa.
Assim, Danny se juntou a mim, a Guapponi e a Guimets no Samblues. E a Django, Lupicínio, Rufus Thomas, Adoniran, Robert Jonhson, João Bosco, Ray Charles...
Blues e sambas, outros tangos. Novas mãos em novas luvas.
Como diria Danny, o argentino Daniel: Maravilloso, Chuy...
Foi a prévia do show que faremos dia 12 de dezembro na Praça da Sé, em um projeto da Caixa Econômica Federal que une músicos de gerações distintas. Chuí convida Danny Vincent – produção da Brazil Bizz.
Danny me contou que prepara seu próximo cd há seis anos. Disse que é a melhor coisa que ele já fez na vida. Ora, se neste trabalho ele tocar metade do que tocou no Syndikat este sábado, o disco deve entrar pra história do blues nacional.
História em que Danny certamente já tem seu capítulo garantido.


(imagem: colagem sobre foto de Danny Vincent, por Chuí)

12 comentários:

Anônimo disse...

O show estava ótimo. Sua interpretação anda cada vez melhor.
O guitarrista e o Guapo são brilhantes e o Guima, como sempre, muito sereno e perfeito.
Então não consegui acionar meu lado "supervisora" como diz o M.

Anônimo disse...

isso é que é samblues!!!
guappo

Anônimo disse...

Querido Chuí,

Que bonito! Ficamos pouco e não te vimos tocar com o Danny, mas tenho certeza que foi lindo, pois voce tocando já é maravilhoso. Parabéns pelo show, os três meninos estavam ótimos. Beijo

Yone

Anônimo disse...

O show foi TUDO.
Vcs são o máximo.
Um beijo
Marcia

Anônimo disse...

Fê querido
Voce não sabe como é bom te ver no palco! Me emociona, e esta turma de músicos ótimos que te acompanham... lamentei não ficar mais, estes horários noturnos me derrubam.
Beijos e carinho,
Rozy

Anônimo disse...

Chuí, acabei de receber um mail do Guappo,com um link me transportando para o teu Blog, e estou ainda muito conmovido pelo que tenho lido...me pegou completamente de surpresa...
Sempre que subo a tocar,sinto que subo para uma especie de rito final,onde tenho que entregar todo o que sou, pq não vai ter outra vez.... entrego todo o meu ser nas mãos e na alma de quem estiver presente...e quando estou do lado de pessoas que me dão tanto amor, como no sábado,caminhando juntos como 4 velhos amigos que voltam de um bar caminho de casa, eu consigo acomodar todo eso que vou entregando da forma mas transparente.O entorno criou aqueles sons que sairam da minha guitar,não tenho a menor duvida disso.
Me faz muito feliz poder ter acrescentado na tua musica algo de bom.
"Todas as folhas são do vento, menos a luz do Sol"

Chuí Querido: Amanhâ sempre será melhor.....

Danny

Anônimo disse...

Fê,




O menino explicava ao pai a morte do bichinho: "o gato saiu do gato, pai, e só ficou o corpo do gato." (João Guimarães Rosa)

Guimarães e o som do Danny Vincent... eu estava sentada ao lado do palco, em pleno show do samblues, via seus dedos viajarem pelas cordas e o blues vinha de dentro da alma dele, soluçava ... música de arrepiar feito gato, só que quem estava arrepiada era eu!

bj
Rozy

Rodrigo Guimarães disse...

aeee chui!

soh mulher comenta aki uhahuahuahua
eu te falei -.-'

po a deve ter sido bom sabado em.... me arrependi de nao ter ido...

bom... o proximo vai ser bem melhor e eu vo uhahuhuahuahua


abraço sor chui!

té mais

Anônimo disse...

Nossa! esses comentários bacanas sobre o seu show me deixou com uma vontade louca de ter assistido...conhecer as músicas novas... os samblues.
Fernando querido,tenho vindo pouco a internet,o tempo mínimo necessário pra responder as mensagens do my space,por isso escrevo-lhe com alguns dias de atraso.
Muitos parabéns por mais um Samblues e muitos beijos musicais
Lourdes

Anônimo disse...

conheci Danny no avião vindo a Teresina, onde faria uma apresentação na casa de show "Planeta Diário".
eu nao sabia quem ele era, mas "fui com a cara" daquela pessoa que sentava ao meu lado no aviao.
Fui a apresentação dele no dia seguinte, mas nao tive a oportunidade de sauda-lo.
queria muito que essa saudação chegasse ate ele, se posivel.
Para que ele sabia que fui assisti-lo, mesmo sem saber quem era e sai de la louca pra conehcer um pouco mais do seu trabalho e de tudo mais q o engloba.
Clara
Teresina-PI

Fernando Chuí disse...

Clara, vou enviar sua bela mensagem ao Danny. Se quiser, deixe seu-email aqui que eu repasso a ele, ok?
Um abração,
Chuí

Anônimo disse...

Olá Clara,aquí é o Danny,estou tomando o atrevimento de utilizar o Blog do meu amigo e talentossísimo poeta e desenhista Fernando Chui ,já que nao dejaste teu mail,para te dizer muito obrigado pelas tuas palavras e que teria gostado muito te conhecer depois do show.Eu tb "fui com a tua cara",e quando aquela aero-moza me perguntou se queria balas e eu disse que nao ,só esqueci agregar que com um doce como vc do lado,nenhuma bala nem bolo nem os melhores chocolates suizos seriam precisos.Se puder entra em contato comigo no dannyvincent@ig.com.br
Beijos Clara
Danny